Uma estratégia de Email Marketing é capaz de gerar proximidade, melhorar o relacionamento e conduzir os contatos de uma empresa pelo funil de Vendas. Saiba como colocar em prática.
Email Marketing é uma estratégia de comunicação direta, realizada via email e adotada por empresas que querem se relacionar com seus contatos ou clientes. Uma campanha de Email Marketing pode ser desenvolvida em texto ou HTML, com a ajuda de ferramentas de automação que garantem a segurança e efetividade do envio.
O Email Marketing é uma das estratégias mais usadas em Marketing Digital. Isso acontece porque é uma forma direta de conexão com a audiência, possibilitando a construção de relacionamentos mais sólidos, a nutrição de Leads e a geração de vendas.
Existem diversas formas de colocar essa estratégia em prática, de acordo com os recursos disponíveis e os objetivos que você quer atingir. Mas, geralmente, as mensagens são enviadas por meio de uma ferramenta de disparo de emails, que garante a efetividade dos envios.
A seguir, entenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto e como colocar em prática na sua empresa.
O que é Email Marketing?
Para começar, podemos dizer que o Email Marketing é uma prática que conecta de forma direta empresas e seu público por meio de um canal de comunicação.
Por meio do email, as marcas conseguem comunicar promoções, novidades e conteúdos para públicos específicos e de forma personalizada. Por isso, essa estratégia consegue entregar bons resultados para diferentes objetivos de Marketing.
Segundo o Panorama de Marketing, o email é um dos canais usados com mais frequência por profissionais da área, atrás apenas das Redes Sociais.
Isso acontece porque, de acordo com dados do Statista, o número de usuários de email ao redor do mundo em 2022 foi de 4,258 bilhões — e está crescendo. Em comparação com 2021, surgiram 111 milhões de novos usuários e a tendência é que esse número continue subindo.
Com base nesses dados, é provável que você, que está lendo este conteúdo, tenha pelo menos uma caixa de email e receba mensagens de marcas das quais tem interesse com frequência, certo?
Isso quer dizer que o Email Marketing continua sendo uma forma eficiente de estreitar laços com seu público-alvo e vender mais.
Quando surgiu o Email Marketing?
A história do Email Marketing começou no fim da década de 1970, quando o gerente de Marketing da Digital Equipment Corp, o americano Gary Thuerk, enviou 400 emails promovendo computadores da companhia, o que resultou em 13 milhões de dólares em vendas.
Mas foi só nos anos 1990 que a internet massificou o Email Marketing. Naquela época, para que esse canal se tornasse eficaz, foram adotadas boas práticas para evitar que os emails fossem marcados como spam. Além disso, foram estabelecidas regras para proteger os consumidores do recebimento excessivo de emails.
Já nos anos 2000, ficou evidente que simplesmente enviar uma grande quantidade de emails, sem considerar o destinatário ou o conteúdo, não era mais eficaz para obter resultados positivos. Desde então, o mercado reconheceu a importância de seguir à risca boas práticas.
O surgimento de tecnologias como os smartphones e de novas formas de relacionamento, como as redes sociais, teve impacto também sobre o Email Marketing.
No entanto, independentemente da tecnologia, sabemos que hoje é importante focar nas necessidades de cada contato. Desta forma, o que começou como uma ferramenta de comunicação em massa transformou-se em uma estratégia de relacionamento direcionada aos Leads e clientes.