Automação de Marketing: Um Guia

5 de Junho, 2024
5 de Junho, 2024 Isaías Januário

Automação de Marketing: Um Guia

O trabalho de Marketing geralmente é repetitivo para nós, Profissionais de Marketing, ainda mais se a sua área for como a minha. Tudo começa com pesquisa de persona, copywriting, criação de páginas, captura de leads, relacionamento, criação e segmentação de audiência e etc. Over and over again.

A metodologia de Automação de Marketing é um conjunto de práticas, que combina processos e ferramentas para automatizar a repetição buscando produtividade, fazendo mais com menos. Além disso, hoje também conta com inteligência artificial para turbinar tarefas rotineiras de pesquisa, produção, comunicação e relacionamento.

Além do ganho imediato de produtividade existem outros benefícios em automatizar processos e tarefas de marketing:

Relacionamento em escala
Personalização
Inteligência de negócios (BI)
Redução de erros e custos
Padronização e Escalabilidade de Processos
Integração de Ferramentas
Mas nem tudo são flores!

A complexidade do trabalho aumentou com o uso da tecnologia, além de acumulo de funções, já que agora essas podem ser realizadas por um mesmo profissional. Foi nesse cenário que vimos nascer o profissional de Inbound Marketing na década passada que hoje conhecemos como profissional de Automação de Marketing.

Como Automatizar o seu Marketing
Neste artigo quero te mostrar como você deveria estar automatizando os seus processos e tarefas e também quero abrir a sua cabeça para várias possibilidades que irão apoiar os seus objetivos de marketing.

Tipos de Automação de Marketing
As principais tarefas que são automatizadas são as de comunicação como enviar e-mails, publicar em redes sociais, criar páginas, notificar a área comercial, entregar ofertas de conteúdo. Lembro sempre aos meus alunos que automação não é só de e-mail, automação também pode ser feita em redes sociais, blog, enriquecimento de dados, atendimento e etc.

Exemplos de como a automação pode ser usada


Caso 1) Criação de Audiência

O primeiro passo é contratar uma ferramenta de automação, darei exemplos abaixo, que geralmente também irá servir como uma grande base de dados da sua audiência. Ela ainda pode te dar a opção de construir uma página de captura, landing pages, de leads e automaticamente já inserir esses registros na base.

Caso 2) Relacionamento com Leads

Uma estratégia muito usada é deixar uma régua de conteúdo automatizada para entrega de forma sequencial, baseada em ações, como clicou em link ou baixou uma oferta de conteúdo, ou condições do usuário como por exemplo cidade, cargo e etc.

Caso 3) Publicar conteúdo nas redes sociais

Criar um planejamento de conteúdo de postagens e agenda-las para publicação automática ao longo das semanas e meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *