No ambiente midiático, a postura e a mensagem do representante de uma empresa influenciam a opinião e o interesse do público sobre ela.
O que é media training?
O media training é uma ferramenta para treinar as pessoas que falam em nome da empresa, preparando-as para dar entrevistas, posicionar-se e fazer declarações em qualquer tipo de mídia e para diferentes públicos.
Originário do termo em inglês “treinamento de mídia” ou “treinamento de imprensa”, o conceito surgiu no cenário corporativo no final da década de 1990. Esse método emergiu como uma resposta à demanda crescente de preparar diretores e porta-vozes de empresas para estabelecerem e manterem relacionamentos eficazes com a mídia. Nessa época, tornou- evidente a necessidade de habilidades específicas para lidar com entrevistas, coletivas de imprensa e interações com jornalistas.
Media training: importância e benefícios
O bom relacionamento com a mídia é indispensável para o crescimento da marca. Entre as vantagens estão:
A imprensa é considerada o “Quarto Poder”, transmitindo credibilidade e autoridade. Isso significa que sua influência perante o público pode ser comparável aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Assim, uma imagem positiva pode promover e impulsionar a confiança em um estabelecimento.
Já uma relação negativa com a mídia pode prejudicar gravemente um negócio.
Pela sua relevância e função, os jornais atribuem mais ou menos importância a determinada informação ou ideia. As notícias consideradas mais importantes pela redação e que ganham maior destaque rapidamente são comentadas pelo público.
Estar presente na mídia — e da forma adequada — significa uma enorme vantagem de visibilidade.
Porta-vozes bem-preparados contribuem para a boa reputação da empresa perante a opinião pública.
Entrevistas com fontes que fornecem conteúdos relevantes e representam adequadamente uma marca formam bons relacionamentos com jornalistas, gerando mais exposição, além de ajudar na prevenção e gerenciamento de crises de imagem ao se posicionar de forma mais estratégica.
Como é feito o media training?
Para começar esse processo de treinamento, o primeiro passo é definir quem serão os porta-vozes da empresa e os assuntos dos quais eles têm domínio para falar. Por exemplo: um CEO pode comentar sobre investimentos e perspectivas de negócios sob um contexto institucional da marca; um diretor pode dar declarações técnicas; cada coordenador de área pode falar sobre o dia a dia dentro do setor específico em que atua. Essa definição varia de acordo com cada tipo de negócio e a área de atuação. Mas é sempre importante considerar os impactos e o papel que cada organização representa para a sociedade e para a opinião pública.
Tendo isso definido, a etapa seguinte é identificar a familiaridade e o nível de conforto dos porta-vozes para discursos em público e conversas em situação de “pressão”, principalmente em relação a temas delicados. Isso pode auxiliar na hora de direcionar o formato e o conteúdo do curso de media training.
Em seguida, vale consultar uma agência de comunicação qualificada para esse treinamento. Ele pode acontecer por meio de guias digitais, vídeos, encontros presenciais e supervisão contínua das entrevistas com feedbacks sequenciais.