A carreira de Marketing em si já é bem estabelecida e existe há bastante no mercado, apesar de ainda sofrer com os conflitos entre os domínios de Marketing e Vendas, dependendo do tipo de empresa e da hierarquia dentro dela. Em algumas empresas Vendas responde para Marketing, em outras Marketing responde para Vendas e em outras ainda são áreas distintas, com pouca interação. Isso gera diferentes tipos de problemas conforme o tamanho dessas empresas cresce, mas é assim que tem funcionado nas últimas décadas, para o bem e para o mal.
Nas últimas duas décadas, com o crescimento rápido do acesso à internet e da digitalização do mundo, foram surgindo novas e importantes demandas para a área de Marketing.
Dentro do termo guarda-chuva ao qual se convencionou chamar de Marketing Digital, existem diferentes áreas do conhecimento e conjuntos de conhecimentos diferentes que se fazem necessários.
Ao longo dos anos surgiram diversas profissões, algumas se estinguiram e outras vão se adaptando conforme a área cresce em complexidade.
Para quem se interessa pela área, é importante saber que existem diversas carreiras possíveis. Algumas das principais delas:
Profissional de Mídia, que cuida de campanhas e anúncios na internet, em redes como Google Ads, Facebook Ads, Instagram, Native Ads e Portais.
Profissional de SEO, que cuida de otimização de conteúdo para o Google.
Gestor de Redes Sociais, que administra perfis em Redes Sociais.
Redator, Conteudista ou Produtor e Conteúdo, que produz conteúdo, posts, blogs, artigos, e-books.
Consultor de Marketing Digital, que cria estratégias e campanhas.
Profissional de Métricas e Dados, que cuida de métricas, estatísticas e resultados.
Vendedores, que entendem o que o cliente precisa e negociam os projetos.
Atendimento, Suporte e Client Success, que são as áreas de relacionamento com o cliente, responsáveis por garantir a comunicação, o alinhamento entre planejamento e execução e o andamento dos projetos.
Existem ainda outras áreas mais específicas/profundas, como Growth Hacking, Especialista em UX e diversos outros especialistas. Chegar lá exige anos de aprendizado e muita prática. Muita mesmo.
Não vou entrar aqui nas áreas técnicas, como Programação, Desenvolvimento e Tecnologia, porque estão fora de área de Marketing, apesar de interagir com ela.
A maior parte dessas carreiras surgiu nos últimos 10 a 15 anos. Existem outras novas surgindo o tempo todo, conforme a complexidade do mundo digital aumenta.
Como estudar Marketing e Marketing Digital
1) Pós-Graduações e MBA’s: para quem busca um Diploma para valorizar o currículo. O investimento costuma variar entre R$ 15.000 e R$ 40.000. Existem desde instituições tradicionais com cursos renomados até novas com cursos recém lançados, para todos os bolsos. Marcas reconhecidas como FGV, ESPM, INSPER e Impacta acabam tendo mais peso se o objetivo é ter um MBA para disputar um bom emprego.
Tenha em mente nem sempre o curso abordará aspectos práticos. Muitos MBA’s ensinam a teoria e os fundamentos de cada disciplina, mas não o como fazer na prática, e nem é esse o propósito. Por isso já vi muitos alunos frustrados por fazerem um curso relativamente caro e longo e saírem ainda sem domínio de suas atividades profissionais. Os MBA’s em geral buscam formar gestores e líderes de equipes.
2) Cursos livres e formações curtas: cursos de 1 ou 2 dias e formações que duram 1 ou 2 semanas tem surgido o tempo todo no mercado. É importante pesquisar quem são os Professores para não comprar cursos que agregam pouco valor. O foco neste caso é o conhecimento prático mesmo, para adquirir novas habilidades e conseguir novas vagas no mercado.
Os cursos costumam fornecer Certificados, mas o que o mercado busca é quem saiba mesmo fazer, independente de possuir Certificados ou não. Já vi currículos com mais de 15 Certificados, cujos donos não sabiam na prática aplicar o que viram nos cursos. E já contratei profissionais com poucos Certificados, mas muito conhecimento efetivo. Várias novas escolas tem surgido no mercado, com formações “completas” que prometem arranjar emprego para qualquer um, mas é bom tomar cuidado com as expectativas.