O spam é certamente uma praga virtual. Para muitas pessoas, receber mensagem de spam é um dos maiores incômodos na internet. Todos sabemos que o correio electrónico ou e-mail é um dos canais online mais fáceis e adequados, onde podemos transferir informações e compartilhar dados com outras pessoas.
Porém, também é comum receber informações ou e-mails que contenham anexos maliciosos ou mensagens muito duvidosas.
Por isso, para evitar cair em spam, seleccionamos dicas que irão lhe ajudar a se proteger desse tipo de praga virtual.
O que é um SPAM?
O termo Spam é um acrónimo derivado da expressão em inglês “Sending and Posting Advertisement in Mass”, traduzido para português “Enviar e Postar Publicidade em Massa”, ou também Stupid Pointless Annoying Messages que significa mensagem ridícula, sem propósito, e irritante.
No entanto, existem diversas versões a respeito da origem da palavra spam.
Não é de surpreender que a maioria de nós tenha encontrado vários e-mails de SPAM em nossa caixa de entrada e acredite você ou não, seu comportamento online contribui para as mensagens de SPAM que você recebe.
Actualmente alguns provedores de serviços de e-mail filtram e marcam os e-mails duvidosos com a palavra “SPAM” no assunto do e-mail, indicando ao destinatário que o e-mail é um lixo electrónico ou e-mail não solicitado com conteúdo duvidoso enviado a vários destinatários pelo remetente.
Entretanto, se você clicar em links nesse e-mail de SPAM pode direccionar o destinatário para sites de phishing (técnica usada para enganar utilizador e obter informações confidenciais como nome, senha e detalhes do cartão) ou sites que baixam malware para o computador da vítima.
Conheça agora as formas simples de como se proteger do SPAM:
1. Pense antes de clicar
Existem casos que o filtro de e-mail automatizado de seus provedores de serviços de e-mail marque por engano e-mails legítimos como spam devido ao seu conteúdo (por exemplo, o e-mail contém um link).
No entanto, a maioria dos casos, os e-mails marcados como “SPAM” ou redireccionados para a pasta de spam da sua caixa de correio são enviados por spammers.
O assunto das mensagens de spam geralmente inclui promoções de produtos e serviços baratos, anúncios de alguma propaganda, ofertas de emprego, etc. Pode ser qualquer coisa que tente fazer você clicar num link.
Por isso, certifique-se de examinar cuidadosamente o conteúdo dos e-mails de spam antes de abrir qualquer anexo (mesmo que pareça um arquivo de texto, links ou imagem inocente).
No final do dia, a melhor protecção somos nós mesmos, desconfie de tudo que for estranho.
2. Nunca divulgue seu endereço de e-mail publicamente
Você pode estar se perguntar: mas esses tais spammers tiram o meu email de onde?
Resposta: de qualquer local na internet no qual você deixou seu e-mail publicamente exposto, como, por exemplo, uma publicação de recrutamento no LinkedIn.
Você deve se lembrar que actualmente todos podem acessar facilmente a Internet ou as principais redes sociais.
Os spammers estão à espreita na internet e constantemente procuram endereços de e-mails disponíveis para enviarem e-mails de spam.
Por isso, disponibilizar o seu endereço de e-mail publicamente permite que outras pessoas enviem e-mails de spam para você ou, pior ainda, invadam sua conta caso você estiver a usar uma senha fraca.
3. Evite usar seu endereço de e-mail pessoal ou comercial
Não use seu endereço de e-mail pessoal ou comercial ao se registar em qualquer concurso ou serviço online, como aplicativos, actualizações de ofertas, etc.
Muitos spammers observam esses grupos ou listas de e-mail para colectar novos endereços de e-mail.
4. Não responda a mensagens de SPAM
Esta dica é indispensável para você! Tudo porque quase todas as mensagens de spam são emails maliciosos enviados por fontes desconhecidas.
Essas fontes podem ser hackers que pretendem invadir os computadores de suas vítimas.
Portanto, nunca responda a mensagens de spam, pois através disso, o spammer saberá que o endereço de e-mail está activo e, assim, aumenta a chance de seu e-mail ser constantemente alvo do spammer.
5. Use ferramentas de filtragem de SPAM e software antivírus actualizado
As ferramentas de filtragem de spam e software antivírus podem lhe ajudar a verificar se há malware nos e-mails recebidos.
Se os e-mails que você recebeu tiverem malware, o conteúdo malicioso será colocado em quarentena e você não poderá abri-lo.
Essa prática reduz a chance de e-mails contendo malware infectarem seu computador.
Reduz os seus problemas de ter que decifrar o conteúdo do e-mail.
Para concluir
Existem diversas maneiras de evitar ser uma vítima de mensagens de spam. Entretanto, o mais importante é ser cauteloso ao abrir os seus e-mails. Certifique sempre de que os e-mails que você abre são de fontes confiáveis.