Aparecer nas melhores posições dos mecanismos de busca, sem precisar pagar por isso, é um desejo de muitas empresas. Mas você sabe como posicionar seu site na busca orgânica? Nesse caso, as páginas aparecem na busca por sua qualidade e não pelo investimento em publicidade paga.
Continue connosco para ver todas as vantagens de alcançar as primeiras posições e entender como otimizar seu site ou blog para consolidar sua visibilidade online!
ual a importância de ranquear na busca orgânica?
O hábito de pesquisar nos motores de busca já faz parte do cotidiano das pessoas.
Elas utilizam plataformas como o Google para tirar dúvidas sobre assuntos diversos, encontrar informações das empresas, comparar preços de produtos, conhecer mais sobre serviços, entre tantas outras finalidades!
Esse comportamento faz parte da jornada de compra dos consumidores, e é importante que seu site apareça nesses momentos, com conteúdo de qualidade, para os potenciais clientes escolherem a sua marca quando decidirem adquirir um produto ou serviço.
E como isso é possível sem investir em anúncios nos buscadores? É o que irei te mostrar a seguir:
Como os mecanismos de busca ranqueiam as páginas?
Os mecanismos de busca têm um papel fundamental na organização e apresentação de informações na Internet — o que facilita (e muito!) a vida dos usuários que buscam por conteúdos relevantes.
E o processo de ranqueamento orgânico das páginas nesses mecanismos envolve alguns fatores:
Os buscadores utilizam algoritmos sofisticados para indexar e classificar bilhões de páginas da web;
O processo começa com a coleta de informações por meio de rastreadores, conhecidos como spiders ou bots, que percorrem a Internet seguindo links de uma página para outra (e é por isso que os links internos entre páginas do seu site, nas estratégias de link building, são tão importantes!);
Os bots identificam e indexam o conteúdo das páginas, armazenando dados que serão utilizados para oferecer resultados relevantes às consultas dos usuários.
Busca orgânica e SEO
A busca orgânica e o SEO (Search Engine Optimization) determinam o sucesso de muitos negócios online, uma vez que influenciam diretamente na visibilidade.
Como já disse, a busca orgânica se refere aos resultados de pesquisa apresentados de forma natural (e não paga) na Internet.
O tráfego pago envolve anúncios, mas o tráfego orgânico é baseado em algoritmos que classificam as páginas de acordo com sua relevância para a consulta dos usuários — mas não somente!
O Google, por exemplo, reúne os diversos critérios de ranqueamento de páginas em quatro elementos, resumidos na famosa sigla E-E-A-T:
Experiência;
Especialização;
Autoridade;
Confiança.
São critérios do Google para avaliar a qualidade de uma página e incluí-la (ou não) nos resultados de busca orgânica, garantindo que vai mostrar somente resultados confiáveis e úteis aos usuários.
Isso significa que, ao levar esses fatores em consideração, é possível que seu site tenha melhor posicionamento nas SERPs, o que impulsiona sua visibilidade e demais resultados em tráfego orgânico.
Já o SEO considera um conjunto de técnicas que visam otimizar um site para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca.
Essas técnicas vão desde a escolha de palavras-chave até a otimização de conteúdo, meta tags, estrutura de URL, inclusão de SERP features nos conteúdos, entre outras.
Mas qual o papel do SEO na busca orgânica? É o que vou te mostrar agora:
Garante que o conteúdo de um site seja relevante, informativo e de qualidade para ranquear nos motores de busca;
Utiliza link building para obtenção de links de qualidade e construção da autoridade do domínio;
Determina a experiência do usuário, incluindo a facilidade de navegação, rapidez de carregamento e a adaptação para dispositivos móveis.
Ao otimizar seu site para a ranquear organicamente, as empresas aumentam sua visibilidade, alcançam um público mais amplo e qualificado e, consequentemente, têm a oportunidade de conquistar mais clientes!