Aprenda Como Fazer Artigo para Blog que Converte

29 de Julho, 2024
29 de Julho, 2024 Isaías Januário

Aprenda Como Fazer Artigo para Blog que Converte

11 / 100

Criar artigo para blog que converta é um desafio para muitas pessoas. Sabemos que todo mundo cria textos, ainda mais na internet, que é um ambiente democrático e livre para se expressar sobre os mais variados assuntos.

Entretanto, criar um conteúdo realmente interessante que converta é muito mais difícil de conseguir. Esse artigo pretende te ajudar, de forma prática, a criar artigo para blog eficiente, que traga resultados para sua empresa.

Por que o blog é importante?

Você provavelmente já ouviu falar como o blog é fundamental para o sucesso do seu marketing.

Sem um blog, você não terá nada para divulgar nas redes sociais, terá menos interação com seus leads e clientes, além de menos páginas para colocar aquelas chamadas e links para landing pages que geram leads de valor.

Como escrever artigo para blog passos a passos

1- Entenda seu público
Antes de começar a escrever seu primeiro artigo para blog, você deve ter uma compreensão clara do seu público-alvo. Quais os assuntos de interesse? O que eles querem saber? Quais suas maiores dúvidas?

É aqui que a criação da persona é muito útil e norteia o desenvolvimento dos conteúdos. Considere o que você sabe sobre suas personas de comprador e seus interesses enquanto estiver criando um tópico para sua postagem no blog.

Por exemplo, se seus leitores são empresários que estão procurando informações sobre abrir a própria empresa, você muito provavelmente não precisa desenvolver conteúdos relacionados a outros interesses que fogem do nicho do público.

2- Escolha o primeiro tema do blog
Antes mesmo de começar a escrever qualquer coisa, você precisa escolher um tema para o seu blog. O tópico pode ser bem geral se você está começando agora.

Por exemplo, na nossa agência de marketing digital começamos com “O que é marketing digital”. Se você é um encanador, pode começar a pensar a escrever sobre torneiras com vazamentos e assim por diante.

Depois, ao fazer sua pesquisa, você pode expandir o tópico para discutir sobre assuntos mais específicos, como casos de vazamento de torneira. Aqui na agência apresentamos outros assuntos relacionados ao marketing digital, como “O marketing na era Google”.

Se quiser, você pode criar artigos mais informativos (que costuma ser o mais recomendado) ou algum artigo para blog que conte uma história, de uma experiência que você teve recentemente.

3- Pense em um título provisório
Em seguida, você pode criar algumas sugestões de títulos diferentes – em outras palavras, formas diferentes de falar uma mesma coisa. Criar o título antes de iniciar o artigo ajuda a manter o foco ao longo do artigo e ter uma orientação acerca do tema. Caso contrário, você pode começar a adicionar conteúdos muito abrangentes que fogem do propósito inicial.

Importante: Um título provisório nem sempre será o título definitivo. Ao terminar de produzir o artigo para blog, você deve voltar a ele para definir e ajustar, caso necessário. (Veja mais informações sobre isso no decorrer do artigo, na seção ‘título’).

4- Escreva uma introdução cativante
Primeiro, consiga a atenção do leitor. Se você perder o leitor nos primeiros parágrafos – ou até mesmo nas primeiras frases – da introdução, eles irão sair do seu blog, antes mesmo de darem outra chance para você.

Com tantos blogs e sites existentes e facilmente encontrados no Google, sobre todos os assuntos possíveis, não há porquê um usuário insistir. Basta sair e clicar no próximo site ou blog que lhe interessar.

5- Organize seu conteúdo em uma estrutura
Às vezes, os posts de blog podem ter uma enorme quantidade de informações, o que quando não bem organizado pode gerar bastante confusão tanto para o leitor, quanto para o próprio redator na hora de escrever.

A dica, portanto, é organizar as informações para que os leitores não se sintam intimidados pela quantidade de conteúdo que, muitas vezes, pode ser bem longo. Longo não precisa significar cansativo, tudo vai depender da forma como você dispõe essas informações (layout) e também da leveza do texto.

Para organizar basta você definir quais assuntos pretende abordar no seu artigo e listá-los como tópicos. Isso facilita muito na hora de desenvolver os conteúdos por seção. Procure estruturar de forma coerente, de modo que você agrupe os assuntos relacionados próximos um do outro.

Essa estrutura de tópicos você pode organizar em uma tabela no Excel ou no Word, como preferir.

6- Escreva seu artigo no blog
O próximo passo – mas não o último – é realmente escrever o conteúdo. Agora que você tem a estrutura, você está pronto para preencher os espaços em branco. Use o seu esboço como um guia e certifique-se de explorar todos os tópicos, conforme necessário.

Escreva sobre o que você já conhece e, se necessário, faça pesquisas adicionais para reunir mais informações, exemplos e dados, dando a devida atribuição ao utilizar fontes externas de informações.

7- Revise seu artigo
Falta pouco agora! O processo de revisão é uma parte importante ao desenvolver qualquer trabalho e quando falamos em artigo para blog não é diferente. Portanto, não negligencie essa parte.

Uma ideia é você utilizar o Language Tool para verificar possíveis erros gramaticais, de pontuação e concordância. Vale a pena passar também o texto no CopySpider para verificar se o artigo não está apresentando plágio de outros sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *